2006-03-10

Na sequência de comentários a um post anterior, o Helder lançou uma ideia que, na minha opinião, merece maior destaque:

Queria só propôr um post sobre o nosso sistema eleitoral que eu não considero que seja justo nem democrático porque dezenas de milhares de eleitores são excluidos.

Eu sou a favor que as eleições legislativas sejam baseadas em totais nacionais e não por distritos, até porque não existe nenhuma base administrativa para se fazerem as eleições de deputados por distritos, com a excepção dos governos civis que pouca ou nenhuma utilidade têm.

Uma das razões para eu defender que sejam totais nacionais é que dezenas de milhares de votos em especial dados aos partidos mais pequenos são deitados fora, isto lesa essencialmente a CDU, o BE e o CDS/PP, está provados que dezenas de milhares de votos nessas 3 forças são desperdiçados no conjuntos dos vários distritos, os menos lesados sao os dois maiores partidos, acredito que através de totais nacionais haveria mais equilibrio no parlamento e os cidadãos seriam mais justamente representados no sentido de que todos os votos contariam.

Outro factor que eu considero importante para despertar os politicos seria dar real valor aos votos brancos, a percentagem que houvesse de votos em branco deveria ter a correspondência no parlamento de lugares vazios.Se o voto em branco significa não gosto de nenhum projecto, então seria justo que certos lugares no parlamento ficassem vazios, senão para que serve o voto em branco?

Talvez assim os politicos governassem para as pessoas e não para si mesmos e para os seus amigos.

Helder Luis

12 comentários:

Anónimo disse...

é sem duvida mais democrático as eleições funcionarem por totais nacionais mas, isso vai beneficiar os partidos mais pequenos, logo os dois maiores que têm o poder nunca mudarão a lei eleitoral porque por vontade deles isto era como nos EUA e Inglaterra em que está tudo bipolarizado.
a ideia dos votos em branco apesar de vir a causar problemas tem o seu interesse, afinal para que servem os votos em branco hoje em dia?
a lei diz que se houver mais de 20% de votos em branco, as eleições "devem" ser repetidas mas, o presidente pode na mesma pedir ao partido mais votado para formar governo, resumindo temos uma regra para os votos em branco que na prática não serve para nada.

Anónimo disse...

Um assunto tão interessante e ninguem escreve nada. Que pena. E o rapaz esforçou-se tanto a pensar.

Anónimo disse...

av1 fecha a matraca,pensas que enganas alguém aqui disfarçado de anónimo, vai para o conde redondo seu travesti

Anónimo disse...

Secalhar ninguém escreve porque uma grande parte dos visitantes não pretende falar de assunto nenhum, apenas pretendem cobardemente vir atacar a CDU, a CMM e os autores deste blog.

Anónimo disse...

Eddie, tu sonhas com o homem..
era eu aqui e tu nem percebes. aprende a marrar no sitio certo

Anónimo disse...

ó pinhas seres tu ou o av1 é o mesmo, ele é o teu menino de recados, e tu és o cahorrinho da cruela, vocês são todos a mesma bosta cor de rosa

Anónimo disse...

Como disse o Pedro Silva, os visitantes deste blog só têm como intenção agredir e ofender, disfarçados pela cobardia do anónimato, assim se vê o que são, pois qualquer tema se que se tente debater eles não querem, apenas desejam abandalhar mas, não vão conseguir, eu conheço as pessoas deste blog e vocês não os vão calar.

Anónimo disse...

Tens razão Miguel

nunocavaco disse...

Por acaso gostava de ter um pouco mais de tempo para pensar sobre isto. O voto em branco de saramago ficou célebre e eu até fiquei a gostar menos dele porque foi por alturas de uma campanha eleitoral, mas percebi o sentido.

Anónimo disse...

Ainda mais importante que os votos em branco, é quanto a mim a questão dos totais nacionais, porque só assim as eleições são verdadeiramente justas, pois todos os votos passam a contar, a eleição de deputados por distrito não tem qualquer sentido quanto a mim.

Anónimo disse...

Acredito na justiça dos votos nacionais, mas acho que isso não beneficiaria os "pequenos" partidos, pois nos circulos distritais em que os "pequenos" são "grandes" também existem votantes dos "grandes" partidos que não conseguem eleger mais deputados pelo numero de votos.

Anónimo disse...

Luis estes resultados que eu refiro não são suposições minhas, após as penúltimas legislativas saiu um estudo onde se comprovava que os pequenos partidos perdiam dezenas de milhares votos em comparação com os grandes, são dados comprovados.
Independentemente de quais os partidos beneficiados ou não, o mais importante quanto a mim é a justiça nas eleições, umas eleições em que os votos de todos contem realmente, pois o principal beneficiado deve ser creio eu o eleitor.