2006-03-08


Questão colocada por um munícipe

Hoje um munícipe colocou-me uma questão pertinente. O senhor questionou-se como é que poderia depositar as lâmpadas em locais apropriados. Não sabia a resposta, aliás nem sequer alguma vez tinha pensado nisso. Informou-me e disseram-me que o único sítio era o ecocentro de Alhos Vedros. A resposta não dá solução ao problema, porque ninguém vai da Baixa da Banheira depositar lâmpadas a Alhos Vedros. É necessário encontrar uma solução. A solução, que em conversa com o munícipe surgiu, foi a de sugerir à AMARSUL, a colocação de recipiente próprio para este tipo de material. Mas gostaria de ter mais opiniões e fomentar esta discussão e o blogue parece-me um sítio correcto.



16 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a ideia mas, um único depósito não chega, ninguém se vai deslocar longe de casa mesmo dentro da Baixa da Banheira para ir depositar lâmpadas, o ideal seria onde já existem ecopontos acrescentar um depósito para as lâmpadas e já agora onde estão os pilhões?

nunocavaco disse...

A ideia do post é mesmo essa hélder colocar sobre a mesa propostas para a resolução do problema.

Um abraço

Anónimo disse...

Eu sei Nuno, é a utilização do blog dum modo positivo, pena que nem toda a gente pense assim e use o subterfúgio do anónimato para ataques e outras coisas mais mas, pronto fico por aqui senão vão dizer que eu sou contra os anónimos, quando não o sou, apenas sou contra quem usa o anónimato para atacar e ofender, especialmente quando o fazem contra quem usa o próprio nome.
Vamos ver se este post é usado de modo positivo para resolver uma situação que interessa a todos, afinal o ambiente é de todos e é a vida e saúde de todos que beneficiam dum Planeta mais saudável.

Carlos (Brocas) disse...

" já agora onde estão os pilhões? "

Basta "olhar" para os ecopontos que os encontra, normalmente encontram-se na lateral do ecoponto para embalagens e tem tons vermelhos.

Ana disse...

admito que nunca pensei nisso...mas se é necessário um recipeinte p o deposito das lâmpadas axo k seria utiliz colocar junto aos outros contentores destinadas à reciclagem

joao figueiredo disse...

concordo que a solução mais lógica seria a de colocar mais um compartimento nos ecopontos.

começo é a interrogar-me se tanta compartimentação não desmotiva os consumidores para a correcta utilização dos ecopontos...

Anónimo disse...

tenho muita pena dum certo blogger de alhos vedros que tem um número 1 agregado, com o seu diminuto poder de encaixe lá teve a fazer uma provocaçãozinha em relação á minha distracção sobre os pilhões, e que segundo as suas palavras lhe soube muito bem.
pois que lhe faça bom proveito, só fiquei surpreendido por esse tal blogger com o número 1 agregado ter levado tanto tempo, quanto maior o ego menor o poder de encaixe, mas é divertido, e já que esse alguém falou no GLORIOSO SLB
tivemos mais uma noite de ORGULHO EUROPEU para desgosto de alguns anti-Benfica.
VIVA O BENFICA.

Anónimo disse...

elder palhaço tenho pena que não tenhas internet em casa....~
só no local de emprego, engano de tacho

Anónimo disse...

alguém diga ao anónimo que comigo não resulta e quando ele for pessoa pode vir chamar palhaço na minha cara se tiver coragem.

Zelupi disse...

Relativamente à questão das lâmpadas que foi inicialmente o o assunto do post, posso dizer que existe uma lei pronta para sair relativamente à reciclagem de lâmpadas e material electrónico, na qual os prodotures serão responsáveis pela reciclagem dos mesmos, existindo uma "eco taxa" à semelhaça do que acontece com os pneus, em Agosto passado esteve tudo pronto para arrancar, só que existe um pequeno problema, não existem suficientes centros de reciclagem de lâmpadas em Portugal, há poucos, um dos quais é da Quercus, e sendo assim a lei ainda não entrou em vigor.

nunocavaco disse...

Obrigado pela informação zelupi.

Zelupi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Zelupi disse...

É o Decreto Lei N.º 230/2004

nunocavaco disse...

Zelupi obrigado mais uma vez e isso é serviço público.

Mário da Silva disse...

Caro Nuno.

Embora esta iniciativa seja realmente meritória, já que é melhor esta Democracia Participativa do que nenhuma, este não é de facto o melhor lugar para colocar a questão; este é o mais inócuo em termos de real responsabilização e penetração.

A melhor forma seria fazer este mesmo artigo e publicá-lo na Agenda Municipal, nas revistas da CMMoita, no Jornal da Moita, no Rio e em todos os outros sites de comunicação social com alguma leitura no concelho. E já agora com um email e um endereço para as pessoas mandarem as sugestões.

A minha outra questão é isso mesmo, uma questão: não é a CMMoita uma das sócias da AMARSUL? Evidentemente que é. Minoritária, mas é.
Então não encolha os ombros e mexa-se. Quem é o representante da mesma na administração da AMARSUL? Não tem? Nem posso acreditar.
Se tem então que faça ouvir a sua voz de sócio, se não tem então é, no mínimo, de lamentar.

Não leve isto como uma critíca básica. É a minha contribuição. As ferramentas e os meios, de inquérito e de acção, estão aí. Usem-nos.

Até mais.

nunocavaco disse...

Concordo consigo Mário da Silva e vamos mexer-nos acredite.