2006-03-02

Modelo de Transporte para o Concelho e ...


Posto em discussão o programa eleitoral da C.D.U., levantaram-se inúmeras questões pertinentes, como a da segurança (que mais tarde abordarei) e como os transportes. Já em tempos escrevi sobre o modelo de transporte público. A posição do P.C.P. é a de que o uso do comboio é um factor de desenvolvimento e este evitaria muitos problemas. Assim, o modelo proposto pelo meu partido é da servidão central da ferrovia, cabendo à rodovia transportar os passageiros para ferrovia. Hoje em dia a ferrovia "compete" com a rodovia e não a complementa. Hoje em dia a ferrovia degrada-se de dia para dia, levando a que cada vez mais pessoas usem o transporte privado, gerando elevados custos (ambientais e sociais). Por isso, o P.C.P. defende a valorização e modernização da linha do sado e a intermodalidade entre a rodovia e a ferrovia e não o que hoje acontece, a competição das duas nas mais importantes vias. O T.G.V. gera outro tipo de problemas, mas como ainda não sabemos bem como será o projecto...

É urgente lutar pela modernização da linha e lutar contra a destruição da mesma. Esta linha é muito importante em todos os sentidos, deve servir as populações locais e não ser um local de observação de espécies raras (comboios).

28 comentários:

Anónimo disse...

O amigo NC concorda, pois, incondicionalmente com a posição do seu partido e acha que a rodovia deve levar as pessoas para a ferrovia.
Portanto, para ir da Barra Cheia ao Montijo, como é que se faz ?
E para ir do dentro da Moita ao centro de Palmela ?
Autocarro até estação ferroviária da Moita, comboio e depois autocarro da estação ferroviária de Palmela ao centro de Palmela ?
Os exemplos serão caricatos, mas a adesão acrítica a princípios gerais que têm fraca aplicabilidade a nível local, obrigam a isso.
Desde quando a ferrovia compete com a rodovia no concelho ? Só de Alhos Vedros para o Barreiro e isso já vem de há muito. Já lhe disse isso há meses, na altura reconheceu que essa visão da competição é em grande parte inadequada, mas lá volta à carga por razões quase só políticas.
Mais vale explicar claramente as razões políticas e instrumentais porque o PCP defende tanto a linha do Sado.
Eu, assim à sorte, diria que uma das bases do activismo sindical ligado ao PCP nesta zona se sente ameçado.
Mas claro que eu sou um cínico nestas matérias e estou sempre a ver os interesses particulares de quem ergue em questão de interesse geral o que lhe parece tocar mais a si (e não é a si caro NC é aos amigos a cujas reuniões vai).

Anónimo disse...

Não sou percebo nada de gestão de linhas, mas para mim o comboio é o meio terrestre com mais potencial embora não pareça. O interesse na desvolarização deste meio prende-se só por motivos de interesses privados. Não é preciso pensar muito para ver as suas vantagens: para deslocar as pessoas para o trabalho (não há filas); para transporte de cargas (basta um maquinista e não congestiona as estradas, como os camiões); poupa no combustivel e o ambiente etc, etc…
a rodovia é natural que complemente, pois não podem existir linhas até à casa de cada um. Não há dúvida numa altura em que cada vez mais os combustiveis aumentam o comboio é a melhor solução.

nunocavaco disse...

Av1 eu não sou contra a rodovia (nem eu nem o P.C.P.), claro que a ferrovia está localizada numa zona específica que só a ela serve, daí o conceito de intermodalidade e aí o complemento entre meios de transporte. Quanto ao P.C.P. defender a linha só pelo sindicalismo, desculpe, mas parece-me muito absurdo e olhe que eu já fui a algumas reuniões. Mas dou-lhe um exemplo prático, real e concreto: na opinião de alguns senhores o comboio só deve ir até setúbal e não às praias sado, isto prejudica e muito os estudantes do IPS. O P.C.P. luta contra isso e não só para defender os trabalhadores e mas também os alunos.

Anónimo disse...

A degradação do comboio como meio de transporte no nosso concelho não terá antes a ver com os interesses dos tst? não terá a ver com os interesses dos tst que são o meio de transporte mais caro que aqui temos? não terá a ver com os interesses dos tst que se não tiverem nenhum tipo de concorrência poderão aumentar ainda mais os preços a seu bel prazer?
Não serão os mesmos interesses (dos tst) que sempre têm criado pressões e dificuldades no sentido de os transportes colectivos do barreiro não se estenderem ao nosso concelho?
Não seria do interesse de todos termos meios de transporte mais baratos, mais rápidos?
Ou será que ganhamos todos muito para podermos entregar tudo nas mãos dos tst e dos seus preços exorbitantes?
exemplos: comboio baixa da banheira-barreiro 1,00 euro
tc barreiro (algumas carreiras passam na bx banheira) baixa da banheira-barreiro 1,10 euro
tst baixa da banheira-barreiro 1,50
já para não falar nos passes que nos tst têm preços absurdos.

joao figueiredo disse...

repito o que já tinha escrito numa conversa atrás. os transportes colectivos rodoviários para o concelho, deveriam assentar numa expanção dos TCB's.

referindo-me apenas à Baixa da Banheira, parece-me que redefinir a cobertura de transportes publicos passa obrigatoriamente pela redefinição da circulação automóvel na vila. a ser construida nova passagem desnivelada no final da rua augusto gil, permitirá encerrar a passagem de nível e desanuviar a rua 1º de maio (que eu defendo que parte do seu percurso deva ser fechada ao transito permanentemente), mas não chega.

uma dúvida: imaginemos (reparem como sou optimista :D) que nos tempos mais próximos é terminada a electrificação da linha do Sado, e que a travessia para Lisboa faz-se pela ponte Barreiro-Chelas. a porta de entrada da nossa vila passa a ser, também, o apeadeiro. que obras vão ser feitas? é tudo responsabilidade da refer? o edifício do antigo mercado continuará ali muito tempo? imaginemos ainda que o MST se expande rápidamente para o nosso concelho. onde serão os interfaces? quais os corredores destinados à sua circulação dentro da baixa da banheira?

Anónimo disse...

Questão 1:
Há estudos sobre os fluxos de passageiros, com e sem automóvel, do concelho para fora dele e dentro dele, de umas localizações para outras ?

Questão 2:
A linha do Sado, herdeira da linha de Sul e Sueste é uma linha vocacionada para o transporte suburbano de passageiros, ou sempre foi pensada como uma linha estruturante das comunicações e tranporte de mercadorias para Sul, o que agora está ultrapassado ?

Questão 3:
Há projectos concrectos para o Metros de Sul do tejo chegar às nossas bandas, esse sim um meio de transporte assumidamente de tipo suburbano ?

São questões concretas que só sendo respondidas cabalmente poderão significar que se andam a estudar e acautelar os interesses da comunidade.
O resto é só política...

Anónimo disse...

Se os TST têm preços absurdos,como é que a concorrência ferroviária não vence ?

Quem disse que para os comboios não há filas ?

Usei 12 anos a linha do Sado e em hora de ponta não havia filas porque havia magotes.

Anónimo disse...

Não achas que os preços dos tst são absurdos?
Filas para os comboios? sim claro quando as estações estão cheias em hora de ponta é normal que sim.

Anónimo disse...

Eu apresentei questões, interrogando sobre as razões, ermos, não adianta nada.pelo que questionar de volta, repetindo os t
E quem falou em filas, como se no comboio as não houvesse, não fui eu, mas o vosso colega de blog.

Anónimo disse...

Eu apresentei questões, interrogando sobre as razões, pelo que questionar de volta, repetindo os termos, não adianta nada.

Este é o texto certo.
Sem mouse e só com o mousepad ando sempre a fazer o texto saltar de sítio.

nunocavaco disse...

Amigo Av1, existem vários estudos que apontam a valência da linha para transporte de mercadorias como um impulsionante da economia. Se calhar não sabe, mas muitos especialistas em ordenamento do território defendem isso. Procure que encontra.

nunocavaco disse...

http://www.consumidor.pt/docs/6455/reltransportes%20_parte1.pdf

Açucar para a boca. Eu tirei as minhas conclusões, tirem as vossas.

Anónimo disse...

Nunca ouvi ninguém que ande de comboio a dizer que chegou tarde ao trabalho por causa do transito! Pode-se queixar de vir em pé no comboio, apertado, enfim como for, mas isso que eu saiba nada tem a haver com o cumprimento de horários mas sim com o simples facto de não haver mais carruagens ou uma maior frequencia de comboios. Dou o exemplo: todos os dias o comboio da Fertagus passa ao lado de uma fila de transito que começa em Corroios, é certo quando parte de Setubal e passa nas estações de grande densidade populacional como é o caso do Pragal e outras, os magotes é o que lá mais há. Mas isso tem mais haver com a frequencia dos comboios e a procura que estes têm.

Anónimo disse...

E se eu procurar outras coisas ?
Tipo estudos feitos sobre os fluxos de trânsito e passageiros dentro do concelho da Moita e para fora dele ?
Também encontro.
Deixe-se de pseudo-superioridades em matéria de pesquisa, porque eu não gosto de responder na mesma moeda.
A verdade é que nunca responde a questões directas.
Desconhecimento técnico?
Falta de hábito político ?
Arrogância ?

Anónimo disse...

Assinalo zero respostas ás questões substantivas sobre o trânsito no concelho.
Opto por desconhecimento técnico, que o tempo não dá para tudo, ser assessor, ser eleito, ser militante, isso tudo. Sobra pouco para o resto...

;)

Anónimo disse...

os jornalistas é que têm muito tempo livre para tudo

Anónimo disse...

Tiro ao lado.
Tem mais duas tentativas...

;)

Anónimo disse...

picaste-te? achaste que era para ti av1? eu falei de jornalistas nada mais

Anónimo disse...

eu não sei a tua profissão av1 mas, pareces-me advogado, mentes, és arrogante, são tudo sintomas.
eu sei que não és advogado mas que és mentiroso e arrogante, isso és

Anónimo disse...

sei quem tu és, és um mau rapaz nada timido até...havia um que te chamava lacaio av1, eu antes pensava que era mentira mas, agora começo a acreditar que é verdade

Anónimo disse...

(tédio)

A malta do B. precisa destes amigos a defendê-los.
Bonito !

(bocejo)

Está bem.
Sou arrogante e minto, por isso me vou.
Só para vos dar razão

(ressono)

nunocavaco disse...

Av1 na minha opinião tu é que deverias fazer o estudo sobre transportes é que tu sabes tudo e de certeza que ficava bom. Av1 não gozes, existem dois estudos que sublinham o que eu disse um está na gaveta da Direcção Geral de Transportes Terrestres e o outro está a ser feito por uma empresa privada e apontam o comboio como um meio de transporte limpo e eficaz. Você pode ir a uma cidade de um país desenvolvido e veja se a proposta do P.C.P. é original ou apenas o seguir um bom exemplo. Nessas cidades não se fizeram grandes estudos apenas se seguiu o bom senso de alguns. Cada vez que apresentar alguma ideia faça o favor de apresentar um estudo. Tal como o P.D.M. da Moita, apresente-me uma solução melhor baseada num estudo, se não o seu discurso foi desmontado, não tem bases.

Anónimo disse...

Pelo menos o pessoal do banheirense tem amigos, já tu av1 lacaio do roseiral n tens.
N tens pk n prestas, realmente és como te descreveram acima, um mentiroso, prepotente, arrogante e tens a mania k és dono da verdade mas, n sabes nada, NADA, és uma bosta humana ao serviço da kruela, e o mais engraçado é k foi ela kem disse isso, e para te provar como foi só te digo por ex k o tlm dela é : 91 724 75.. descubram os 2 ultimos números.
cumprimentos lacaio av1

Anónimo disse...

ò amigo Nuno não havia nexexidade de chamar estes amigos, ou se aguenta ao barulho ou então mais vale escrever onde não lhe respondam.

Quanto aos estudos, deve estar a gozar comigo.
Eu não contesto a ferrovia como meio de transporte, APENAS LHE PERGUNTEI QUE ESTUDOS EXISTEM SOBRE OS FLUXOS DE PASSAGEIROS NO NOSSO CONCELHO !!!vem para o que servem.
Sabe para que serviram os do GATTEL, que recomendavam que a ponte Vasco da Gama fosse para o Barreiro e não para o Montijo ?
Tive lá um grande amigo, até próximo da sua área de trabalho(ele era de Planeamento Regional, mas um bocado mais velho que qq de nós), e ele mostrou tudo o que fizeram e foi deitado fora.

Eu quero é saber se existe algum estudo sobre a integração dos transportes na Margem Sul, que não seja feito de acordo só com os interesses de alguns.

Porque esses estudos e tal, ser

Anónimo disse...

servem apenas para o que servem, a maior parte das vezes para alimentar grupos de trabalho.

Anónimo disse...

a ti quem te alimenta av1? e ao teu blog?

Anónimo disse...

A mim o meu trabalho. Ao blog alimento eu.
A ti e ás tuas idas ao estrangeiro, são que subsídios ?

Não gozes quem trabalha para ganhar dinheiro e não vive de subsídios, nem de cartões partidários.

Anónimo disse...

av1 és MENTIROSO
eu não sou quem tu pensas, corrijo tu não pensas av1, tu és mandado