2006-03-17

O tipo de condutores que anda pelas estradas portuguesas revela muito sobre o estado do país.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tudo começa pelo ensino, no qual devia ser obrigatório aulas de condução nocturna, em auto estrada e se possivel em piso molhado.
É muito importante e já se faz tarde seguir o exemplo sueco, desde a escola primária existe uma disciplina chamada educação civica e ensino do código de estrada com muita pedagogia á mistura.
Depois é a nossa terrivel mentalidade, um nórdico quando vai comprar um carro tem como primeira preocupação a segurança e conforto, o português quer saber a velocidade de ponta e a capacidade de aceleração numa ultrapassagem.
Claro que tenho que salientar que o Governo Sueco dá incentivos para que se comprem carros seguros e penaliza os chamados citadinos e desportivos.
Outro factor na mentalidade são as conversas que os encartados têm com quem tá a tirar a carta, que é do género, "tu agora tens que fazer como te ensinam para passares no exame mas, quando tiveres a carta depois fazes o que quiseres".
Não menos importante, se o condutor português quiser cumprir as regras não faltará de imediato uma multidão de chicos espertos a rirem do "otário" do "tótó", " até uma velha de 80 anos conduz mais rápido que tu" etc...
também não faltam os "heróis" que conduzem alcoolizados e que contam com orgulho as suas proezas e os seus amigos irresponsáveis aplaudem-nos e acham que eles são uns hérois, os maiores, como disse uma vez o Miguel Sousa Tavares se um dia fossem os filhos desses que aplaudem a ser atropelados por um alcoolico ao volante já não iam achar piada.
Por ultimo que isto já vai longo, a pessoa mais calma do mundo ao volante não sei porquê transfigura-se tá sempre com pressa, tá sempre colado ao carro da frente, tá sempre a buzinar, a dizer palavrões, a chamar nomes a todos os outros que não deixem passar e andar na velocidade máxima, e para não perderem um segundo são capazes das manobras mais perigosas e criminosas, também não podem esperar um segundo assim que abre um semáforo que começam logo a praguejar e a buzinar.
Infelizmente por norma esses criminosos ao volante costumam matar inocentes e sair ilesos dos acidentes.

joao figueiredo disse...

podes ter toda a razão, mas o problema principal é falta de responsabilização. ninguém é responsável por nada...

Anónimo disse...

Ah sim isso é verdade, anda tudo no jogo do empurra, a culpa anda ás voltas e acaba por não ser de ninguém, simplesmente aconteceu é normalmente a conclusão.

Anónimo disse...

Não li o post, só vi a viatura. Então não é que passou-me p'la cabeça os minis da Eurídice...

Anónimo disse...

ahahahah, e a ambulância