2006-03-06

A instalação da CUF no Barreiro, local eleito pelo então industrial ALFREDO DA SILVA, veio desequilibrar toda esta região. Até então o Barreiro não teria sido mais do que uma pequena "aldeia" piscatória e pouco mais .

A instalação da CUF neste local criou, imediatamente, a necessidade de muita Mão de Obra que não existia no Barreiro. Por todo o país circulou a mensagem: há muito trabalho no Barreiro. Estão a precisar de muitos operários. E das zonas do país onde a miséria era maior - BEIRAS, ALENTEJO, RIBATEJO - começaram as imigrações.

Todos os que foram conseguindo emprego tiveram como segunda preocupação encontrar uma casa onde pudessem viver, para depois mandarem vir as mulheres e filhos que, entretanto, ficaram nas respectivas "terras" onde aguardavam notícias dos maridos. Um afluxo tão grande de gente criou um problema grande de alojamento. Não havia casas para todos nem dinheiro suficiente para pagar as rendas das casas. Só existia uma saída: construir a sua própria casa. Mas não havia dinheiro... E a Câmara Municipal do Barreiro não permitia a construção de "barracas" que era a construção que estava ao alcance daqueles operários deslocados e de pouquíssimas posses.

Meus pais, por exemplo, empenharam a máquina de costura e um fiozito de ouro, de minha mãe, para comprarem um pedaço de terra para construir a sua "casa", leia-se "barraca". Quando começaram a construí-la as autoridades municipais vieram a correr para lhes dizerem que não era permitida aquela construção. Esta situação foi vivida por muitos dos operários imigrantes, que não eram homens e mulheres de se deixarem abater por coisas tão "pequenas".

Começaram então a lançar os olhos para o outro Município adjacente: MOITA.

Mas aquela gente tinha que trabalhar na CUF e quanto mais próxima vivesse das fábricas, menor seria, portanto, o desgaste nas deslocações. Isto que dizer que a BAIXA DA BANHEIRA começa a nascer na fronteira entre os dois concelhos. Foram comprando pedaços de terra para construírem as suas habitações. A C.M. da Moita, não estava naturalmente preparada para aquela invasão, e, quando deu por isso, estavam construídas centenas de "barracas" que eram as habitações de muitos dos operários das Fábricas da CUF. Estavam também lançadas as sementes da Vila da BAIXA DA BANHEIRA.

O aparecimento, quase súbito, desta enorme quantidade de barracas, levou, alguns daqueles que por força da sua árvore genealógica, já tinham uma casa construída com adobes, feitos de areia e cal, a baptizarem, de forma depreciativa, a nova urbe de XANGAI. Este baptismo atribui-se aos Moitenses que, faziam a viagem de combóio, a caminho das fábricas da CUF e que todos os dias viam aparecer mais e mais barracas.

O poder de construção daquela gente era espantoso. Uniam-se os carpinteiros, os pedreiros, os serventes e depois dos trabalhos na CUF faziam nascer as barracas dos JOSÉS, dos HENRIQUES, dos MANÉIS ... Sem saberem, provavelmente, estavam a dizer ao Mundo, que se lutássemos todos juntos a vida era muito mais fácil e muito mais encantadora.


Este texto foi-nos enviado pelo meu grande amigo Joaquim Amado, filho de Henrique Amado, pioneiro que em 1935 iniciou este movimento que deu origem à Baixa da Banheira, e tem a capacidade de ir além da história pessoal e, passando para a história colectiva, tenta encontrar uma explicação para natureza urbana e social que tem caracterizado a Baixa da Banheira.

18 comentários:

Anónimo disse...

Um belo documento histórico! Até consegui visualizar eles a construirem. Muitos não se conheciam, mas partilhavam as mesmas necessidades. Verdadeira camaradagem! Não admira que muitos tenham um ideal de união!

Anónimo disse...

Um belo documento histórico! Até consegui visualizar eles a construirem. Muitos não se conheciam, mas partilhavam as mesmas necessidades. Verdadeira camaradagem! Não admira que muitos tenham um ideal de união!

AV disse...

Documento muito interessante a nível histórico, definidor da natureza migratória de Alhos Vedros de que a Baixa da Banheira fazia parte e que já tinha começado com a migração dos Caramelos, arroteadores de terras desde meados do séc. XIX.

AV2

AV disse...

O Barreiro é neste momento a soma dos três concelhos Manuelinos, que eram o Lavradio, Coina e Barreiro. Existiam independentes e acho que deveriam voltar a existir os concelhos do Lavradio e de Coina, independentes ou em associação com o Barreiro, por ser apologista de existirem concelhos menores, mas mais eficientes.

AV2

Anónimo disse...

Igrejinhas do Século XIII?? Realmente, quando é que se acaba com merdas destas? Está na hora do Sr. Presidente mandar terraplanar as igrejas de Alhos Vedros... POdiam em seu lugar construir um ou dois grandes mausoléus em homenagem ao camarada Cunhal. E porque não uma grande avenida com o seu nome? Podiam encher a avenida de estátuas de homenagem, com oliveiras e pombinhas brancas sei lá... coisas que o povo entenda.
Isto sou eu a escrever o que oiço da minha filha, tão esperta ela... Tá agora a acabar o curso...

Anónimo disse...

Podiam era terraplanar a praça de toiros da Moita. Estou farto de ser picado.

Anónimo disse...

Se apanho esse Zeferino volto a calçar a chuteiras...

Anónimo disse...

velha guarda fabrilista põe mas é a tua filha render nas traseiras da cleopatra.
se hoje tens direito a escrever num blog , podes agradecer também ao Cunhal, és um ignorante, pergunta á tua filha que ela diz-te
entretanto manda-a para cá para ela se fazer mulher

Anónimo disse...

Peço ao Nuno, Nuno amigo ponha lá ordem neste seu bloc.

A minha filha está a acabar o curso e é muito melhor rapariga que esta gente.

Agradeço ao camarada Cunhal sim senhor ouviu, ouviu bem? Não me venha dar para aqui lições, ouviste ó pá? Ainda não tinhas nascido pá....

Anónimo disse...

a tua filha ataca nas traseiras da cleopatra para acabar o curso porque tu não lho pagas, gastas tudo na bebida.
ainda bem que agradeces ao Cunhal

Anónimo disse...

onde está o av1 agora para criticar as criaturas da noite?
só incomodam quando o atacam a ele?
tou a ver que sim, é um falso sem moral esse av1, até mete nojo

AV disse...

Durante a primeira República, na década de 1920, os moiteiros, então altamente anti-clericais e anti-católicos, como as coisas mudam...retiraram todos os santos e mobiliário da Igreja Matriz de Alhos Vedros, que venderam depois à porta da Igreja, muitos santos foram comprados ao desbarato por Alhos Vedrenses, que depois da implementação do Estado Novo os restituiram à Igreja, outro património desapareceu para sempre...o objectivo do despojamento da Igreja foi para lá dentro se arrumarem os carros dos bombeiros da Moita e aí na Igreja Matriz de Alhos Vedros que agora também querem destruir, ficou a ser a sede dos bombeiros moiteiros, até que o golpe de 1926, acabou com a primeira República.
Agora resta-nos pedir a Deus que haja outro golpe para acabar com esta terceira República.

AV2

Anónimo disse...

mais um anarquista

Anónimo disse...

acho bem

joao figueiredo disse...

a atitude anti-igreja foi umas das características da 1ª república. o laicismo do estado, numa época de grande agitação social, conduziu à expulsão das ordens religiosas e à apropriação dos bens da igreja, por todo o país.

AV disse...

O que é que você quer dizer?
Que a Baixa da Banheira neste momento é uma freguesia, mais importante que Alhos Vedros ?
O que o leva a dizer isso?
O que lhe dá tamanha sapiência para dimensionar a importância das localidades ou dos seus habitantes ?
Quando acabou de afirmar que "...o património da localidade (Alhos Vedros), não dá aos seus habitantes de se julgarem mais importantes que a vizinhança..." ?
Quem do AVP, lhe afirmou, que nos sentimos superiores aos Banheirenses ?
A Baixa da Banheira, é parte integrante do território de Alhos Vedros, se assim o desejar, assim como o Vale da Amoreira, porque nos foram retiradas, sem terem feito uma questionização aos seus cidadãos para saber se o desejariam ou não.
No futuro concelho de Alhos Vedros, também o Lavradio poderá ser questionado, para saber se desejará pertencer ao nosso concelho ou não.

AV2

Anónimo disse...

tu sonhas av2, és tao idiota como o av1, qual de vocês é mais burro?
é uma dúvida que me assalta, então a Baixa da Banheira, o Vale da Amoreira e o Lavradio foram roubados a Alhos Vedros, ahahaha
vocês vivem neste mundo? julgam-se um feudo que tinhas outras freguesias como sua propriedade?
vão pastar palhaços

Anónimo disse...

Isso mesmo Zeferino