2006-03-07


No próximo dia 18 de Março, Sábado, os Amigos da História Local irão realizar um colóquio sobre um tema muito interessante, graças à disponibilidade do Dr. António Ventura, docente e investigador especializado em História Local e Regional, bem como a Drª Ana Reis, igualmente docente, ambos com experiência em várias concretizações no âmbito da recriação histórica.

O colóquio entitula-se "Recriações Históricas, um contributo para a valorização da História Local" a realizar no dia 18 de Março pelas 15 horas, no Auditório da SFRUA ("Velhinha") em Alhos Vedros.

Esta é uma área fascinante pelo carácter pedagógico, participativo e até divertido que imprime a episódios históricos! Representa também uma possibilidade muito concreta e de custos acessíveis para divulgar e valorizar a história local.


Os Amigos da História Local são um grupo informal e independente, formado em Setembro de 2005, que reune estudiosos da área de História e outras ciências sociais, pessoas que participam na recuperação de tradições antigas e todos os que se interessam e querem de alguma forma contribuir para a preservação do património e conhecimento da história do Concelho da Moita.

Os Amigos da História Local contam com cidadãos com formações diversas, residentes sobretudo no Concelho da Moita. Reunem periódicamente, em várias Colectividades anfitreãs ou noutros locais, partilhando experiências e saberes. Visitam museus e outros pontos de interesse, seja na área do Concelho ou noutros sítios que possam contribuir para uma melhor compreensão da história local. Promovem actividades tendo em vista a preservação do património e o conhecimento da história do Concelho da Moita.

9 comentários:

nunocavaco disse...

Parece-me uma excelente iniciativa mas acho que se devia tentar editar umas coisas. A História Local tem vindo a ser cada vez mais apreciada.

Anónimo disse...

Daí a proposta de um Campo Arqueológico de Alhos Vedros. Daí a publicação integral do relatório da sondagem arqueológica da antiga cadeia de Alhos Vedros. Daí pegar em certos aspectos do Barreiro para poder melhor abordar a zona no seu todo. Esta zona tem duas matrizes, o antigo concelho de Alhos Vedros e a industrialização do Barreiro.

Anónimo disse...

O que faz falta é sobretudo investigação e meios para isso. A investigação conduzirá a outros esforços.

Anónimo disse...

O Arqº Engº Comendador Prof. Dr. Fazme1blog tambem tem umas estórias boas sobre o BB para contar. Será que pode ser convidado à ultima da hora?

Anónimo disse...

Eu conto uma história, o brocas falsidade em pessoa, tentou aproveitar-se da boa fé e vontade do Nuno Cavaco em resolver problemas, para tentar queimá-lo.
O Nuno Cavaco contou o problema a quem de direito para que esse alguém resolver, acontece que a resolução não foi a melhor, e o que faz o brocas-falso? vai para o seu blog queimar o Nuno Cavaco, insinuar que o Nuno Cavaco era mentiroso, que era responsável pelo problema e ainda a insinuar que em caso de futuro acidente junto a esse "problema" que a culpa seria do Nuno Cavaco por negligência.
É de uma baixeza e de uma mesquinhez esta atitude do brocas, um falso sem moral.
Isto é o que dá certos blogueiros quererem que se resolvam os problemas através dos blogs em vez de o serem pelos canais próprios.
Um conselho Nuno Cavaco da próxima vez que alguém se queixar de algo num blog, indica-lhes o número de telefone do serviço para onde devem apresentar o problema.
Todo o cuidado é pouco com esta gente falsa, eles não são teus amigos Nuno Cavaco.

Carlos (Brocas) disse...

Pois.
As moscas afinal também são as mesmas.

Anónimo disse...

és uma bela mosca seu falso, não prestas para nada, mesquinho, metes nojo brocas

Anónimo disse...

Acho que só se deviam aceitar queixas de pessoas com nome, não existe nenhum municipe chamado brocas, isso não é nome, como tal não tinha direito a queixar-se de nada, só os municipes têm direito a queixar-se e a pedir a resolução de problemas.
Os brocas, av1 etc... não têm nome
são anónimos, sei lá eu se eles são municipes, eles podem ser de qualquer lugar, podem ser qualquer pessoa, como tal, SEM DIREITOS DE MUNICIPE

Anónimo disse...

poe-te a andar cara, que não fazes cá falta nenhuma, se não gostas do blog fora.